Como o Geolabor atua na verificação dos dados do Controle Tecnológico na reconstrução das Barragens da Samarco
Geolabor | Chammas Engenharia | Análise dos dados do Controle Tecnológico da Barragem Eixo 1
Em 2019, a Samarco contratou a Chammas Engenharia para fazer uma análise, utilizando o Geolabor, das informações do Controle Tecnológico executado nas obras de reconstrução das barragens de Mariana-MG.
Toda a experiência e conhecimentos adquiridos pela Chammas Engenharia, na execução de projetos de Controle Tecnológico, como o da Barragem de Santarém da Samarco, em 2016, foram traduzidos para o Geolabor, resultando em processos de planejamento, execução, controle e análises automatizados.

Uma metodologia de trabalho para esses projetos de controle tecnológico foi definida, estudada, modelada, avaliada e, por fim, implementada e automatizada no aplicativo. O objetivo era conseguir, através do Geolabor, garantir a qualidade e conformidade na execução da obra ao atender às especificações técnicas, melhorar a comunicação e transmissão de informações entre os diversos stakeholders do projeto, otimizar o fluxo de trabalho dos laboratórios e possibilitar análises instantâneas dos dados.

Em 2018, o Geolabor Controle Tecnológico foi implementado em ambiente de produção na construção da barragem de Maravilhas III da Vale. Ao centralizar todas as informações topográficas e do laboratório, o sistema passou a indicar, automaticamente, o atendimento ou não às especificações técnicas do projeto e conformidade da obra, apresentando em tempo real as inconsistências identificadas.

Em 2019, tendo conhecimento do Geolabor, a Samarco procurou a Chammas Engenharia para elaborar um estudo de verificação dos dados do controle tecnológico dos dois laboratórios que atuaram em uma das etapas da reconstrução da antiga Barragem de Fundão (denominada, agora, de Eixo 1). A verificação desses dados passará pelo reprocessamento deles no Geolabor.

As etapas do estudo em desenvolvimento são apresentadas à seguir:
Metodologia Executiva
1
Requerimentos de Documentação
A primeira etapa do estudo é definir todas as informações necessárias que influenciam na execução do controle tecnológico da obra.
2
Análise dos Dados Originais e parametrização do Geolabor
Com a documentação em mãos, a primeira etapa do projeto é fazer uma análise preliminar dos arquivos originais, planilhas eletrônicas e dados das calibrações dos equipamentos utilizados nos cálculos dos ensaios. Em paralelo, é feita toda a parametrização dos laboratórios no Geolabor.
3
Reprocessamento dos Dados
Após a análise preliminar, uma amostragem dos dados é selecionada para ser reprocessada no Geolabor. As informações são lançadas no sistema a partir da documentação original e o Geolabor faz a validação de todas as informações geradas analisando se as especificações técnicas foram atendidas ou não.
4
Elaboração e Emissão do Relatório Final
No final do projeto, é disponibilizado um relatório final, contendo o laudo emitido com o resultado final do estudo de verificação dos dados do controle tecnológico. Além do laudo, são disponibilizados acesso à área do cliente do Geolabor, onde as informações reprocessadas poderão ser visualizadas, arquivos editáveis de todos os ensaios no sistema e relatório compilado com todas as informações reprocessadas no sistema.
04/ 2019

Fale Conosco
+55 31 3296 5095
comercial@chammasengenharia.com.br
Rua Halley, 553, Santa Lúcia, Belo Horizonte
Write Close
Close
Alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Eu concordo com os termos do serviço