Como o Geolabor transformou a operação do Laboratório de Solos da Chammas Engenharia
Projeto Geolabor | Chammas Engenharia | Laboratório Central
Iniciado em 2014, o Geolabor foi idealizado enquanto um projeto para informatização e automatização dos processos de gestão da informação no Laboratório Central da Chammas Engenharia.
Em 2013, após buscar as soluções disponíveis no mercado, a Chammas Engenharia decidiu iniciar, internamente, um projeto para o desenvolvimento de um sistema de gestão das informações produzidas em seu Laboratório de Solos.

O objetivo era trabalhar com toda a informação do laboratório, fosse ela relativa à gestão, planejamento, geotécnica, etc, dentro de um mesmo ambiente, respeitando as particularidades do fluxo do trabalho no setor.

Hoje, o Geolabor é uma spin-off da Chammas Engenharia focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão das informações geotécnicas.

Um dos grandes desafios do primeiro projeto foi desenvolver um editor de cálculos dentro do Geolabor que permitisse ao laboratório eliminar as planilhas eletrônicas da sua operação. Isso possibilitaria a compilação de todos as informações geotécnicas dentro do próprio sistema, garantindo à elas maior consistência, confiabilidade e rastreabilidade. Além disso, o armazenamento estruturado de todas as informações abre espaço para trabalhos de inteligência analítica com o objetivo ampliar o conhecimento sobre os dados.
Atualmente, o Geolabor está implementado, de ponta à ponta, na operação do Laboratório de Solos da Chammas Engenharia, desde o registro de um novo serviço, passando pelo planejamento, programação e controle da execução, à emissão de relatórios técnicos.

Dentre os benefícios observados após a implementação do Geolabor no ambiente de produção, podemos destacar:

  • Rastreabilidade total de todas as informações produzidas no laboratório.
  • Minimização de erros e incremento na confiabilidade dos resultados dos ensaios, devido aos critérios automatizados de validação e à maior consistência e precisão nos cálculos.
  • Diminuição significativa no tempo gasto com processamento de dados (arquivamento de fotografias, cálculo de ensaios e emissão de relatórios).
  • Maior agilidade no fluxo de informações e nas consequentes respostas e tomadas de decisão a partir da disponibilização, em tempo real, das informações dos laboratórios a todos os interessados através do portal do cliente do Geolabor.
  • Redução na utilização de papel.
  • Melhoria nos processos da qualidade do laboratório, já que grande parte do sistema de gestão da qualidade está integrada ao Geolabor.
08/ 2018

Fale Conosco
+55 31 3296 5095
vinicius.matos@chammasengenharia.com.br
Rua Halley, 553, Santa Lúcia, Belo Horizonte
Write Close
Close
Alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Eu concordo com os termos do serviço